Páginas

quarta-feira, 25 de março de 2015

De volta ao passado#21- POSSÍVEL DANO CEREBRAL - CARDIOPATIA EXTENSA

Parte 1          Parte 6          Parte 11          Parte 16
Parte 2          Parte 7          Parte 12          Parte 17
Parte 3          Parte 8          Parte 13          Parte 18
Parte 4          Parte 9          Parte 14          Parte 19
Parte 5          Parte 10        Parte 15          Parte 20
                                                                                        
   Esperamos, o dia quase todo, pelo medico, a enfermeira, ia e vinha, dizendo, que o Doutor P. vem, só que está retido num "cateterismo" ( um quê?), mas logo que acabe, vem falar connosco.
Vem uma medica a Dra. A, fala devagar e com cuidado, (é simpática), ela explica que a sua principal função é monitorizar a actividade cerebral da nossa Princesa.
Como já sei, pelo que tenho vista até agora, quando os valores estão a vermelho, nada de bom está para vir! Mas mesmo assim atrevo a pergunta:
- Doutora o que quer dizer este valor no monitor que está quase sempre a vermelho?
A Dra. A, explicou com muito cuidado, que nem sempre devemos interpretar os valores apresentados, porque nem sempre são reais. Explicou, que por norma, quando os valores estão abaixo do que é recomendado é assinalado a vermelho, mas no caso da nossa menina, é tudo muito incerto, muito relativo, porque Ela acha que ainda está na barriga da mãe.
Logo depois, foi buscar um aparelho que se assemelha a um ecógrafo portátil e fez uma eco, a minúscula cabeça da minha Pingente, mostrou-nos e explicou o que via-mos.
Olhar para o ecrã, era quase como olhar para um mapa astral, fundo azul, linhas a passar dum lado para o outro e imensos pontinhos luminosos, a luminosidade desse pontos assemelhava-se as estrelas, era como os via.
Os pontinhos luminosos, eram o "possível" problema, a Dra, avisou, que quando existe uma lesão cerebral, ela se manifesta por estes mesmos pontinhos que via-mos por todo a cabeçita Da Princesa, MAS, nada está certo, pois como ainda não completou a sua idade gestacional, este pontinhos, podem simplesmente dizer que tudo está a crescer e a desenvolver-se, só estariam certo do prognostico depois de completar as 41/42 semanas de gestação.
Por outro lado, havia sim, uma lesão, situada no corpo caloso, mostrou-nos na eco, existia duas bolhas, uma ao lado da outra, (acho que fiquei branca!!!), a pergunta sai disparada, sem qualquer aviso:
- e isso que dizer o quê exactamente??
A Dra. com paciência e muito compreensão, comunicou logo de seguida, que NÃO, NÃO é preocupante, onde a lesão se situa, não é motivo de preocupação.

Eu, no meu delírio mental, pensei logo que seria, quem sabe, uma amostra da sua força, um dom divino, qualquer coisa boa, só queria que fosse isso, para poder acalmar os nervos, para poder raciocinar, para poder acordar deste pesadelo....

Respirei fundo, perguntei  se ela saberia o que a Princesa tinha em concreto, o porquê do Dr. P, querer falar com agente pessoalmente.
Ela explicou o melhor que pode, a Princesa tem um problema grave no coração, que se assemelha com uma doença chamada, Tetralogia de Fallot.
Esta doenças, por si só, supõe que a criança tenha 4 mal-formações ao nível do coração, mas a nossa Pequenina, tinha mais do que as essas quatro. Ela pediu para não tirar-mos conclusões, sem falar com o Dr., pois ele seria a melhor pessoa para explicar tudo, disse, que conseguiríamos perceber com um simples desenho.

Os meus sentimentos eram controversos, enquanto por um lado queria saber tudo, queria perceber cada palavra técnica dita, cada procedimento, para estar preparada para o que der e vier, (acho que houve um momento em que os médicos, pensaram que eu era louca por querer saber, perceber), por outro, queria paz..., sossego.... 
O meu Homem, estava de pé ao meu lado, estático, não queria estar ali, queria sair, acho que a sua cabeça deu um nó, ele queria poder respirar e eu senti que ali no meio desta confusão ele não conseguia, mas tinha-mos de esperar, tínhamos de saber o que já era certo e concreto, tínhamos de esperar pelo Dr. P.

Chega o Sr. Dr. P. apresenta-se, explica que ele está a seguir o caso da nossa menina, pede-nos para segui-lo para uma sala mais privada, para falarmos mais a vontade, (não quero sala mais privada, quero ficar ao pé da minha menina), la fomos nós, pediu a outro colega para acompanha-lo.
O Dr. P., informou de todos os procedimentos feitos para tentarem entender o que se passava com a nossa Pequerrucha, por fim disse e explicou o veredicto final.
Ela é portadora duma cardiopatia grave, uma Tetralogia de Fallot extensa, mostrou, com um desenho, como estava o coração da nossa menina.


(desenho feito por minha autoria)

O desenho apresentado, era mais ou menos assim, ( peço desculpa Dr.P. se falhei nalgum pormenor, mas é assim que eu o recordo).
Do lado esquerdo do ecrã, está representado um coração normal, saudável.
Do lado direito, o coração da nossa Pingente.
Ele informou-nos, que existia uma abertura na parte inferior entre os ventrículos, (resultava a mistura do sangue), uma atresia da pulmonar, (é a válvula que não funciona e a artéria pulmonar está fechada), como também tem a Aorta mal posicionada, em vez de estar do lado direito, a Aorta está do lado esquerdo do coração e sobreposta a artéria pulmonar.
Foi assim que percebi a explicação da doença congénita da minha menina, sei que é mais complexo do que isto, mas é assim que vejo o que se passa dentro dela.

Fomos assomados com um turbilhão de perguntas, umas fizemos outras ficaram suspensas com medo de as ouvir em voz alta.
Pacientemente, o Dr. respondeu a tudo o que nos veio a cabeça e mais importante ainda, foi sincero, não houve ilusões sobre o seu estado de saúde, ouvir as suas palavras, eram facas que me atravessavam, mas tínhamos de saber, mesmo que não quiséssemos....

Continua*

Sem comentários:

Enviar um comentário