Páginas

segunda-feira, 16 de março de 2015

Pedir ou não Pedir senhas as finanças para a Pequenada - Eis a questão!

Pois bem, anda por ai a circular uma noticia, tanto ou quanto, muito pouca esclarecedora!
Ao que parece teríamos ou não  (pais), de pedir senhas as finanças da pequenada, para efeito de entregue de irs.
Este assunto andava aqui a rebolar na minha caixinha das preocupações, 
pois perguntava a uns, diziam: SIM-SIM, É OBRIGATÓRIO!
Perguntava a outros: NÃO-NÃO, NÃO TENS DE PEDIR, ORA ESSA!

Como sou pessoa que não gasta nada de ter duvidas, principalmente quando se trata de assuntos com as Autoridades Tributárias, resolvi agarrar em mim e fazer-me a vida, para obter resposta clara sobre este tão abalado assunto, que deve azucrinar mais pais preocupados.

Eis a resposta clara e sucinta,
NÃO É, DE TODO PRECISO SENHAS da pequenada para efeito de ENTREGUE DE IRS.
As senhas da pequenadas, SÓ É OBRIGATÓRIA, para quem quiserem verificar no portal do e-facturas, se as facturas pedidas em NOME DELES, estão ou não, entregues. 
Informaram me também que à partir deste ano corrente, para o IRS do próximo ano, É OBRIGATÓRIO estar o NIF da pequenada e adultos, nas facturas que forem apresentadas para dedução no IRS 2015.

É certo, que não obtive assim esta informação, logo a primeira, não. 
A senhora que me atendeu, quando lhe expus a minha duvida, afirmou logo que, SIM-SIM TEM DE PEDIR! 
La apresentei mais um pouco das minhas duvidas, que originaram duvidas também a própria, que sem querer me despachar, foi a fonte de conhecimento desta questão, ao próprio chefe da secção em causa, o senhor amavelmente, explicou o que acabei de vos relatar.

Portanto, não é obrigatório pedir as senhas, só se quiserem verificar se os comerciantes fizeram o seu trabalho, que é comunicar as vendas efectuadas a A.T. e se não o fizer, nós próprios podemos rectificar essa situação.

E não são de todo necessárias para efeito de entregue de IRS!

Duvidas?


Sem comentários:

Enviar um comentário