Páginas

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Um nódulo

Desde os meus 20 anos, sempre tive uma dor que ia e vinha no seio direito, quando a dor se intensificava, ia o medico de família. sempre a mesma lengalenga, é uma dor muscular.

Passado algum tempo, houve mudanças no centro de saúde, nova medica, simpática, amável, com interesse nos seus doentes, então queria tirar a prova dos 3 e marquei consulta expliquei a dor no seio, expliquei a lengalenga do medico antecessor, por via das duvidas pediu uma ecografia-mamaria, pois, com o toque não pressentia nenhum nódulo, nem outro sintoma que poderia levar a ter esse vai e vem de dor.
Fiz a eco, não apresentou nenhuma mal-formação, nenhum nódulo, Nada..., Niente....,
Aliviada levei os resultados a medica e em conjunto achamos que sim realmente deveriam ser um esforço físico que proporcionava essas dores.

Os anos foram passando, as dores iam e vinham, deixei de me preocupar, as dores não eram, não são insuportáveis, é como se fosse um dorido de um qualquer exercício físico, mas no meu caso, qual exercício físico?? Deixei de pensar no assunto, é um dor muscular....

Tenho 31 anos, há coisa de 3 meses, a dor voltou intensificou, a auréola da minha mama está maior, fiz, como sempre faço, o exame de tacto, senti um nódulo...., rijo...., a cada movimento sobre ele, a dor intensificava, não quis preocupar-me, tinha..., tenho tanto em que pensar com os meu Pimpolhos, mas marquei consulta na ginecologista para daí há 2 semanas.

A princesa não para de estar doente, a ultima cirurgia fragilizou-a, o seu sistema imunitário deve estar em baixo, a cada mês que passa, um novo antibiótico, mais as consultas de rotinas, Leiria, depois Coimbra..., não tem jeito vou ter remarcar a consulta, uma..., duas..., três vezes.

Finalmente consegui ir ao medico na passada segunda-feira, a ginecologista, foi amável, disse para não me preocupar, ia fazer os exames necessários, que tinha QUASE a certeza que era uma glândula inflamada, coisa que acontece muito frequentemente.

Fez uma carta para a minha medica de família, entreguei-a..., a medica aflita, fez-me o exame do toque, viu que a auréola está maior que a outra, pediu para ter calma, porque em mais de 90% dos casos, não é nada mais que uma glândula inflamada, repete ela, tal a minha ginecologista.

Saí de lá com cadenciais para, eco-mamaria, mamografia, analises ao sangue, urina e marcadores de mama.

" Faz logo os exames, logo que tenhas os resultados vem cá mostra-los, mas até la tem calma, pode não ser nada de grave!" Disse a médica ao sair do consultório.

Se estou calma? Bem mais do que um dia pudesse imaginar, desvalorizei a situação quando contei ao meu mais que tudo, expliquei o que me foi dito, que em 90% dos casos é só uma inflamação da glândula mamaria, ( ja vos tinha dito, não já?!) Não quero que ele se preocupa-se em vão, pelo menos por agora.

Calma?! Não sei, só sei que ainda não consegui contar isto a ninguém, nem ao meus pais, nem ao meu irmão, nem a minha querida amiga/irmã, não o consigo dizer, com medo que as palavras se virem contra mim.

Mas queria, tirar um pouco deste peso dos meus ombros, então aqui estou eu a espera que chega quinta-feira, para ir fazer os exames.

Já disse que em 90% dos casos é SÓ e SOMENTE, uma inflamação das glândulas mamarias???
90% é QUASE 100%, é não é?

2 comentários: