Páginas

terça-feira, 12 de maio de 2015

Salto alto e ainda não tem 3 anos!!! Eu devo ser mesmo retrograda!!!!!

É pá, até acho que sou e vou ser uma mãe toda pá frentex, assim no alto dos meus 30 anos, acho que vou ser um tanto ao quanto permissiva, mas sempre no linear da boa educação e sempre tendo em conta a idade das minhas crias.
Chamem-me retrograda, conservadora, antiquada, até antiliberal, mas é pá, quando hoje fui levar os pimpolhos a creche e vejo uma menina com pouco mais de 2 anos, de sandálias com tacão alto, bem... gelei.

Claro que a menina em questão estava bem contente e toda vaidosa, pois todos contendiam com ela pela a proeza de conseguir ajeitar-se ao seu calçado "in". Ela não tem culpa, ela é uma criança, para mim ainda, uma bebé.
E quando digo de tacão alto, não estou a exagerar, ela equilibrava-se nas sandálias, para poder andar, com esforço e dedicação, la ia ela de mala na mão, até a sua sala.

Não posso condenar, pois cada um educa e faz aquilo que acha que tem de fazer, não posso julgar!
Mas senti-me com medo relativamente a menina, mini-adulta, que deambulava a minha frente, 
E se, ela cair e esfolar um joelho?
E se, ela torcer o tornozelo?
E se, as costas dela, se ressentirem?
E se...,

Será eu? Que não deixo as modas ditarem o guarda-roupa lá de casa e por consequência, a minha pequenada é prejudicada por isso??


11 comentários:

  1. Pois é.... tb me confesso retrógrada! Sou contra estas manifestações femininas muito antes do tempo. E quem fala de salto alto também fala de unhas pintadas de vermelho, laranja, azuis..... (lá em casa as minhas filhas de 6 anos tb me pedem para lhes pintar as unhas e já sabem: unhas pintadas só em dias de festa ou nas férias de Verão). As crianças são crianças e têm que agir como tal, terão depois o resto da vida para serem adultas. Mas respeito quem pensa ao contrário

    ResponderEliminar
  2. retrogada eu tb.... bom senso e dois dedos de testa .

    ResponderEliminar
  3. É isso, há-de chegar o tempo em que isso irá fazer parte delas, em que se calhar, olharemos para elas, de nariz franzido, porque estas desgraçadas modas, tirem-nos do serio! Acho que devemos deixar as crianças serem elas mesmo Crianças!

    ResponderEliminar
  4. Acho que não a ver com o ser retrógada ou não, tem a ver com a nossa experiência enquanto criança, que nada tem a ver com as experiências das nossas crianças hoje em dia. Eu costumava dizer e achar que a minha filha não iria pintar as unhas antes do tempo, se eu pintei já era bem crescida. No entanto, quando estão no colégio e vê as amiguinhas com as unhas pintadas, quando eu própria também pinto, porquê proibi-la de pintar, uma vez que experimentar também faz parte deste processo :) eu rendi-me e agora essa experiência é partilhada entre as duas, ela "pinta" as minhas unhas e eu pinto as dela, com peso e medida, claro! Não anda todos os dias de unhas pintadas, longe disso, mas divirto-me com ela quando o fazemos e ver a alegria na cara dela quando ela me pede e eu digo que sim vale tudo. No fundo também é isso, é ver os nossos filhotes felizes e a bem dizer, pintar de vez enquando não tem mal nenhum e elas adoram e eu adoro ver a felicidade na cara dela <3 É a minha opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E todas as opiniãos são bem vindas e não vejo mal nenhum a sua menina que já anda no colégio, pintar de quando em vez, as unhas, e como disse, eu não posso julgar, não posso dizer q desta agua não beberei, pois seria um erro, mas por hora, numa idade tão tenra, acho que é ter bom senso e com peso e medida smile emoticon

      Eliminar
  5. As minhas teem 2 anos e meio e a semana passada quando as fui buscar a creche vinham com as unhas pintadas ... uma coleguinha muito femenina leva verniz para a escolinha para que lhe pintem as unhas ... as minhas claro que encantadas com tamanha novidade nao descolaram e decidiram pintar lhas tb.... se fiquei zangada? não .... preferia que nao lhas tivessem pintado mas tb nao vem mal ao mundo .... fico só um nadinha arreliada nada que me tire o sono.... da mesma forma como fico arreliada quando vejo filhos acompanhados pelos pais levarem ovos de chocolate e outras goluseimas para partilharem com os amiguinhos .... mas isso sao outras questoes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aí está, nunca proibi que os meus filhos provassem o que quer fosse, tem 21 meses e já sabem o que é uma goma, um chocolate, sumos, mas aí está, só em dias de festa, eles, por agora, não sente a necessidade de pedir doces. Acho que é isso mesmo, ter 2 dois dedos de testa, para saber onde estão as barreiras, para não ser ultrapassadas. :)

      Eliminar
  6. Acho que as crianças devem poder escolher o que querem vestir mas tem que haver limites e bom senso. Se efetivamente se tratasse duma situação festiva acharia talvez execssivo. Agora para ir para a creche acho verdadeiramente desadequado.

    ResponderEliminar
  7. Relativamente as unhas... por vezes pinto lhes aos fins de semana... porque elas gostam e é uma atividade que as mantém sossegadas uns minutos evito leva las pra escolha com elas pintadas.

    ResponderEliminar
  8. Ca em casa vestidos de princesas são para brincar em casa (ainda não tem os sapatos a condizer com os vestidos mas não deve faltar muito ;) )... Nunca se deve dizer "desta água não beberei" mas sapatos de princesa para "pretend play" é o único cenário em que me imagino a deixá-las andar com algum salto no sapato... Em relação às unhas, no Natal demos-lhes um conjunto de vernizes do Frozen, tem 6 cores e elas ADORAM pintar as unhas "arco-íris", como é de crianças basta lavarem as mãos algumas vezes para sair, não tem químicos tão fortes também... Não me importo muito de lhes dar acesso a coisas de meninas mas para a idade delas (querem batom dou-lhes do cieiro) mas não gosto de ver exageros... Brincar às mamãs é saudável e esperado mas acho que temos sempre que por um limite...

    ResponderEliminar
  9. Em relação ao calcado não é uma mera questão de aparência... Eu sou adulta e não me sinto confortável de saltos altos... E sabido o impacto que isso tem na nossa estrutura... Patece-me ate grave permitir q uma criança abade de saltos altos no dia a dia. E eu q me mete confusão comprar aquela espécie de sandalias sem calcanhar!!!

    ResponderEliminar