Páginas

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Não há 2 sem 3 e sem 4 idas ao hospital!!

Por muito cuidados que tivemos em casa para a Pipoca não apanhar a virus do mano relatado aqui, os esforços foram  em vão.
Pois no passado dia 12 de Abril, a Pipoca acordou meio chocha, ao inicio da tarde ja estava com 39º de febre, claro fui logo a correr para o hospital da minha residência.
Ao fazer a inscrição, a senhora sentada ao balcão, teve a bondade de me lembrar que não se vinha a correr para o hospital com uma criança de 8 meses, por ter há 1h atrás febre, teria de esperar 3 dias!!
Com a mesma bondade, relatei-lhe o histórico clínico da minha menina e la fez a inscrição.... Adiante, o meu hospital de residência, tem sido..., como hei-de dizer, pouco prestável para com a doença da Pipoca.
Finalmente, fomos chamados para a triagem, e já estava com saturações baixas (70%), la fico eu outra vez em pânico, puseram-na sob oxigénio, perguntei ingenuamente, se fariam um ecocardiograma, para terem a certeza que não estaria a fazer nenhuma insuficiência cardíaca, e advinham.... não fazem, porquê??? Porque as urgências não está preparada com esse equipamento/medico. Como descartar essa possibilidade???? Ir de ambulância ao Pediátrico de Coimbra, para avaliação. Irrra... se soube-se tinha ido directamente lá....
La fomos e estava tudo bem, mas a medica reforçou a enfermeira que nos acompanhava, que tinham de encontrar o foco da febre, para não afectar o coraçãozito da Pipoca e até propôs fazerem um raio-x aos pulmões.
Voltamos e ficamos internadas até terça-feia ia 15, (deixou de fazer febre e as saturações voltaram ao normal dela), perguntam vocês, encontraram o foco da febre???
Nãoooo, claro que não, isso daria muito trabalho, fizeram analises ao sangue e urina, as analisas ao sangue demonstrava um PCR elevado (marcador de infecção), mas nada de dar antibiótico, fizeram um raio-x na segunda-feira, porque insisti no facto da medica em Coimbra ter aconselhado a fazer-no e também fizeram exame as secreções nasais( é as ranhocas), exame esse que depois da alta ainda não tinham os resultados.
E la fomos para casa...
Segunda-feira 21, a Pipoca volta a fazer febre, aí telefonei para o Pediátrico, pedi para falar com o medico que a segue para me aconselhar, disse-me logo que ela tinha de ser vista por um medico, desta vez, fui directa para as urgência de Coimbra, fomos logo atendidas, fizeram no mesmo dia um raio-x, analises ao sangue/urina e as secreções nasais, perguntaram se tinha feito antibióticos no ultimo internamento, viste que o PCR estava elevado, respondi que não, ficaram incrédulas...
Ficamos internadas novamente, pois ja tinha as saturações outra vez baixas, tinha de ficar sob oxigénio e tinha de ser monitorizada, como digo carinhosamente, ela estava ligada a ficha.
Conclusão, a minha menina tinha um vírus alojado nos pulmões, o Adenovírus, detecta-se pelas secreções nasais, ficamos internadas até segunda 28, foi mais uma vez um sufoco, saturações baixas, perda de apetite, etc...
Fomos muito mas mesmo, muito bem atendidas, ela ainda está a recuperar, mas está estável e em casa.

Neste entretanto, o meu marido em casa com o Pimpolho, teve de voltar com ele ao hospital na quarta dia 23, pois já há 3 dias que não aguentava nada no estômago, tadito do meu bichinho, quando o meu Homem me telefonou dizendo que tinha de la ir, estava com a medica da Pipoca, ela ouvi a conversa e disse-me que sim ele tinha de ser visto por um medico e que com certeza era uma gastroenterite, pois o Adenovirus da Pipoca, pode também se alojar no sistema gástrico e assim foi.

Carraças de vírus

               
 não espero ver-te tão cedo!!


Saturação é o nível de oxigénio no sangue medido em percentagem, uma pessoa saudável tem 100%, no caso da Pipoca o nível aceitável é igual ou superior a 85%.




4 comentários:

  1. Tens de ter muita paciência. O miúdos pequenos passam muito por essas fases e depois, como por magia, deixam de ficar doentes. É então por esta altura que começamos nós a ficar doentes das parvoíces que eles começam a fazer... mãe sofre. As melhores dos meninos.

    ResponderEliminar
  2. Que tal os pimpolhos? melhores? bj!

    ResponderEliminar
  3. Muito melhores, o Pimpolho ja voltou a ter o GRANDE apetite que sempre teve, a Princesa, continua com um pouco de tosse, mas já restabelecida, esperemos que assim continuem :)

    ResponderEliminar