Páginas

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Memoria olfactiva



Hoje a RADIO COMERCIAL, lançou o dia dos Cheiros Preferidos, confesso que tenho vários e não consigo escolher qual gosto mais.
Adoro o cheiro a terra molhada, num dia de verão em que a primeira chuva cai em terra seca e quente ou o cheiro a relva acabadinha de ser cortada ou ainda o cheiro de mato seco no dias de calor abrasador, adoro o cheiro a maresia, da areia molhada, o cheiro das Camarinhas (para quem não sabe o que é, é um fruto que nasce em arbustos).

                                                       Corema.jpg
                                                                 (Imagem retirada da internet)

Estes e mais alguns....

Mas o que quero destacar, é a memoria olfactiva, não sei se acontece só comigo, mas muitas vezes, normalmente quando estou a pé por uma cidade, cheiros chegam-me as narinas, que se transforme numa invasão de lembranças diante dos meus olhos, que me remete à uma determinada altura, momento ou até lugar.
Tenho, como lhe costumo chamar, um cheira-memoria incrível, 
consigo lembrar-me do cheiro do sabonete que havia na Creche e acreditem ou não, eu lembro mesmo e a imagem que chega aos meus olhos é sempre a mesma,

                                                                          (Imagem retirada da internet)

Como, também acontece com cheiros que pertencem a sítios ou lugares, como quando entro em casa da minha tia quando ela vem de ferias, o cheiro da casa dela, faz-me reviver a minha infância, eu a correr dum lado para o outro, todos a postos para irmos para a praia, eu digo-lhe muitas vezes, "Tata, a tua casa cheira a praia", parece que tem um misto de cheiro a protector, areia e mar, adoro este cheiro Feliz!

Quando ainda vivia em França, havia uma mini-mercado árabe, por onde passava uma vez por semana, e cada vez que por la passava, cheirava a pastilhas Bubblicious, recordava então as idas de ferias a Portugal, ao café da esquina onde havia essa benditas pastilhas, onde eu e os meus primos, brincávamos a-quem-consegue-fazer-a-bola-de-pastilha-maior.

Gosto muito mesmo desta minha particularidade olfactiva, faz-me viajar, sempre para momentos felizes da minha vida, todas diferentes, tal e qual o seu cheiro e muito boas de recordar.

E aí, há mais alguém com um ,cheira-memoria? 
Ou outro espantoso sentido-memoria qualquer?

Sem comentários:

Enviar um comentário